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Cobrança ou Gerenciamento?

Cobrança e gerenciamento fazem parte de um mesmo sistema de condutas para a obtenção de resultados em um negócio. Enquanto um prima pelo bom desempenho das partes, o outro é responsável pelo ordenamento do todo. Evidente que esse olhar depende do tamanho do empreendimento e suas divisões.

A cobrança não deve gerar incômodo a nenhum integrante da equipe, mas sim, posicionamento assertivo em direção ao resultado, à meta, ao objetivo, ou qualquer outro substantivo que justifique a iniciativa. Natural que a hierarquia dos personagens nessa estrutura delimite a interface entre os núcleos decisórios.
Qual a referência para se dimensionar o bom andamento da estrutura? O mercado, o compromisso acordado com o cliente, os ajustes previstos para reduzir custos e obter o melhor produto e serviço pelo menor preço, o prazo determinado no planejamento em uma cadeia produtiva, enfim.
Nesse sentido, a função de um profissional em posto de gerência é verificar se o seu setor ou o todo está cumprindo com o que foi planejado. Nessa função, solicita informações para saber se o seu gerenciamento está sendo eficaz e se as metas estão sendo alcançadas, em relação aos contratos, economia e eficiência (qualidade).
A cobrança, por sua vez, vem antes, depois ou durante. Se as coisas não estão andando como deveriam, o gerente/líder precisa tomar medidas em tempo real e corrigir eventuais falhas. Assim, cobra mudanças de conduta na equipe que não está fazendo a sua parte como o previsto, pedindo mais agilidade, mais atenção, mais precisão e por aí vai. Até que as partes se encaixem
Isso vale também posteriormente, quando se conclui que o combinado não foi cumprido ou, pelo gerenciamento é detectado que o plano requer ajustes. Aí se iniciam as cobranças para que tudo saia conforme o planejado. Em síntese, no ambiente corporativo, todos são cobrados, independente do nível da responsabilidade de cada um, pois essa é a única forma de garantir que o empreendimento alcance seu objetivo, que é ser competitivo e eficaz, com resultados positivos.

ARTIGO JUNHO/2018

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Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

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