header
 

Motivação do líder. Como mantê-la em tempos de coronavírus?

Sem liderança motivada, a empresa perde a referência... de liderança. Está longe o tempo em que a dinâmica do trabalho era tocada pela cara sisuda do chefe. Carranca não é sinônimo de autoridade. Para ser líder, é preciso ganhar o respeito pela competência e habilidade no momento do diálogo e do convencimento. Fica fácil para qualquer profissional qualificado perceber se seu chefe está ou não qualificado para... ser chefe. Quando o cenário é de chefe que reina mas não governa, mesmo assim a empresa gira, é porque os “súditos" são mais responsáveis que o “rei”.

Em clima de coronavírus, as exigências para a liderança tornaram-se ainda maiores. Em quatro meses de crise na receita, o negócio pode ir para o vinagre. Pois esse é o tempo estipulado pelas autoridades de saúde do mundo para que o impacto do covid 19 comece a arrefecer. À liderança, em um processo assim tão complexo e traumático, exige-se jogo de cintura gigantesco. É o teste de fogo para o grande líder. Nessas circunstâncias deve-se ter um olhar de médio e longo prazo, saber com quais armas a empresa está na luta e onde aperta o cinto. Se a sua empresa está sendo beneficiada pelo cenário, mantenha-se íntegro e saiba a dimensão da sua responsabilidade. A mensagem mais dura é para os empresários que estão sendo prejudicados severamente com as notícias do Brasil e do mundo.
Se a sua empresa está sendo ameaçada, pense na cadeia de produção em que ela está inserida. Provavelmente todos os demais empreendedores e líderes do ramo estão na mesma dificuldade e precisam desenvolver a poderosa arma da negociação. Quatro meses é muito tempo para quem está sem caixa. E é tempo suficiente para traumatizar até mesmo quem estava relativamente equilibrado. Mas como não se trata de um problema individual, a conversa deve ser transparente e franca em toda a cadeia e com o gerente do seu banco, é claro. Trata-se de uma aposta em depois da tempestade.
Líderes para uma circunstância tão drástica como esta que o mundo vive não se formam do dia para noite. Você vai renascer à força da realidade. Ouça-a e preste bem atenção no que ela diz. Se você é o líder que não consegue ver perspectiva no curto prazo, não está sozinho. Mas isso não é consolo. Se reinvente, entenda as possibilidades do momento e amplie seu horizonte. É no detalhe que estará a força da resistência e todas as possibilidades já apresentadas de medidas a serem adotadas são poucas. Desafie a equipe e dialogue muito.
O momento é de pensar na grandeza e na força da sociedade para se evitar o pior. Manter a empresa viva é o passo zero. No entanto, não há mágica a oferecer. Qualquer pessoa que vender otimismo sem considerar a tormenta, está blefando. Evidente que é importante um pouco de fé e de esperança para que tudo o que se prevê em termos de saúde pública não seja mais do que uma marolinha. Mas esteja preparado para o pior e nunca se esqueça que tudo passa. Veja um mundo melhor assim que se anunciar a bonança. Agora é o momento de medir sua capacidade de liderança para fazer a travessia até o amanhã mesmo que isso exija isolamento.

ARTIGO  ABRIL/2020

Avatar

Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

Footer L
Footer R