header
 

O desenvolvimento profissional é contínuo

A gestão empresarial exige busca contínua do conhecimento de toda a cadeia à qual o empreendimento está inserido, para ajustes contínuos. A alienação aos fatos custa caro. A estatística é um instrumento que traz as informações necessárias para se compreender a realidade. Se essas informações estiverem erradas ou a leitura das mesmas não for correta, corre-se o sério risco de errar nas decisões de ajuste. Dependendo do erro cometido, a sobrevivência da empresa balança, se desorganiza e entra em agonia. Portanto, o exercício diário para qualquer negócio é saber ler as informações que são geradas diariamente por meio dos números. A condução de um empreendimento pode ser comprometida, se não estiver apoiada em dados estatísticos e na habilidade de se fazer os ajustes requeridos.

O consumidor, evidentemente, é um elo da cadeia. Atendê-lo adequadamente é uma obrigação primária. Mas qual é o custo para se entregar na ponta o que está no projeto, o que se produz no chão da fábrica ou no escritório de serviços, ou ainda, no balcão da loja? No Brasil, muitos dos pequenos e médios empresários negligenciam controles fundamentais. Por isso desperdiçam potencial e dinheiro. Tomam decisões às cegas, mas só percebem isso depois que o desgaste ocorreu.
Melhorar a comunicação da empresa também exige informações. Porque os seus clientes precisam ter clareza do que você faz e o rigor dos protocolos que segue para entregar o melhor produto ou serviço. Onde estão essas informações? Não se mede fatores sem o domínio dos números e do potencial da empresa, que está estreitamente ligada à tecnologia aplicada e ao nível de formação da equipe.
Ninguém é louco de comprar algo de alguém que não demonstra habilidade para garantir o que tenta vender, o serviço que oferece, a peça que fabrica. Ajustar a imagem que a empresa acredita ter com a que de fato tem é um exercício permanente. Toda competição se vence nos detalhes. Por isso a exigência permanente de se preparar diariamente. Quanto mais se aprimora a estrutura, mais força a empresa se desenvolver para agir e se corrigir. Em síntese, toda empresa necessita criar um conjunto de práticas diárias, baseado na sua cultura, no seu segmento de mercado e seguir com muita disciplina para garantir a sustentabilidade que, é o equilíbrio tático e técnico dos detalhes. Essas ações só podem ser feitas a partir de informações seguras, que são estatísticas: o custo aumentou ou diminuiu? As vendas aumentaram ou diminuíram? Qual o tempo de produção e entrega? O consumidor está fidelizado?...
No atual momento, em que a economia está fortemente prejudicada em decorrência da pandemia de coronavírus, que abalou o mundo inteiro, mais do que nunca a empresa precisa se fortalecer na disciplina com suas rotinas e se instrumentalizar. O instrumento de maior valia é a informação correta do todo e dos detalhes para que as ações, por mais pontuais e rigorosas que sejam, ajudem a impulsionar o negócio, mesmo em um cenário de desconforto extremo.

ARTIGO  AGOSTO/2020

Avatar

Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

Footer L
Footer R