header
 

Gestão é resistir e saber que não está sozinho nesta crise

Se até a indústria de super-heróis corre perigo de extinção com a inusitada crise provocada pela Covid-19, não seríamos nós, comuns mortais, a passar ilesos nessa pandemia. Quando da derrubada das Torres Gêmeas de Nova York, em 2001, a vida dos Vingadores também não foi nada fácil. Vislumbrava-se a vitória apocalíptica de Thanos sobre o Planeta. Em menos de um mês, no entanto, a força do bem se reorganizou e voltou a imperar.

Evidente que o coronavírus está exigindo um pouco mais de resistência e estratégias ousadas dos empreendedores para garantirem um naco de sol nesses dias tristes e incertos, mas tudo tem o seu tempo e a força da imaginação se sobreporá à das trevas. Já começa a nascer um amanhã menos sombrio inclusive nos países mais devastados pela doença, como Itália, Espanha e EUA.
No Brasil, teremos ainda algumas semanas de tormenta. A depender dos especialistas em saúde pública e virologistas, o ponto alto da pandemia será no início de junho. Depois, a curva começa a declinar. Até lá, vamos ter que usar todo nosso estoque de paciência para não sucumbirmos. Não dá para ser otimista neste momento, a não ser que você seja fabricante de respiradores ou cloroquina. É triste, mas é verdade.
Ouvi um dono de restaurante fazer uma análise mórbida, mas real sobre sua situação. “Estamos trabalhando no delivery para que nosso negócio sobreviva. O delivery não cobre nossas contas, mas nos mantém vivos. Estamos na UTI por um tempo para que amanhã possamos respirar melhor”. Todo empreendedor deve encontrar seu ponto de resistência.
O lado bom dessa experiência é que você será muito mais forte quando passar a tormenta e olhará para o mundo com outros olhos. Compreenderá melhor a limitação humana e vai incorporar na alma o sentido da prevenção, sabendo que não há remédio quando o inimigo é sobre-humano. Enquanto isso, se segura nos projetos que estavam na gaveta e trace perspectivas. Olhe para o futuro e não se desespere com o presente, porque não adianta.
Se o seu negócio estava em ordem e corre risco de naufragar, lembre-se que as grandes ideias nascem sempre das grandes dificuldades e que você não está sozinho. A façanha de se vingar do inimigo é resistir a ele, com um pé na ciência e outro nas boas relações que você construiu. O renascer exigirá união e cooperação. Você é apenas um dos vingadores.

ARTIGO  MAIO/2020

Avatar

Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

Footer L
Footer R