header
 

Não existe maturador para o desenvolvimento profissional e gerencial

A realidade é dinâmica e complexa. Muitos fatores objetivos e subjetivos operam diuturnamente para que a sociedade se renove e se atualize. O empreendedor precisa estar atento a esse movimento para que seu projeto perdure. Experiência profissional é, em certa medida, saber trabalhar em um cenário adverso e surpreendente.

É importante nesse processo o suporte de instrumentos para medir os resultados em tempo real e acompanhar as expectativas do seu público-alvo, com ajustes inevitáveis e muitas vezes difíceis. Até alcançar o estágio de equilíbrio seguro vai um longo caminho de aprimoramento de protocolos e exercícios de acerto e erro. Não há nada dado de antemão. Cada passo é uma conquista a ser comemorada em equipe.

O retorno do negócio, portanto, precisa ser analisado com cuidado para não se cair na ilusão de uma rentabilidade mágica. A rentabilidade é diretamente proporcional ao risco. Por isso a retaguarda financeira precisa ser ainda mais robusta, quanto maior o fluxo de caixa. Querer usufruir dos resultados sem compreender o ciclo do empreendimento pode ser um tiro no pé.

É comum depararmos com a situação de empresários querendo colher rapidamente o resultado do desenvolvimento profissional e gerencial, pois como está investindo quer o retorno de imediato. Esse é o típico empresário que não construiu uma imagem sólida de si mesmo e vai quebrar a cara assim que o vento da realidade lhe mostrar a força da mudança.

Para que haja o desenvolvimento é necessário um trabalho contínuo nos processos, pessoas e cultura do negócio, considerando toda essa amplitude. Etapas precisam ser respeitadas para que a curto, médio e longo prazo se colha os resultados desse trabalho, se assim a sociedade quiser. Não existe maturador para o crescimento profissional e não há crescimento profissional que não se esgote se esse conhecimento não for transferido para seus sucessores. Trabalhar para tudo ser colhido a curto prazo é o melhor caminho para um fim precoce.

ARTIGO  OUTUBRO/2020

Avatar

Alessandro Natal

é Diretor da
UNIC Gestão e Negócios Empresariais
Empresa especializada em
Gestão Empresarial e Desenvolvimento
de Profissionais e Lideranças.
Formado em Administração com
Habilitação em Sistemas de Informação.
Palestrante em cursos, treinamentos,
eventos corporativos e preparação de
profissionais para o mercado atual.
Auditor Líder de Sistemas de gestão
da Qualidade Certificado pelo RABQSA.
Colunista do Carreira & Sucesso,
Catho nos assuntos de Gestão
Empresarial e Liderança
na Revista Atitude Empreendedora.
Contato: alessandro@unicgestaoenegocios.com.br

Footer L
Footer R